Titan Arum, a flor que não se cheira

Descoberta pelo botânico italiano Odoardo Beccari, em 1879, a Titan Arum é originária das florestas tropicais de Sumatra, uma ilha da Indonésia, no Oceano Índico. Ganhou o titulo de maior flor do mundo por que pode atingir até 3 metros de altura, com diâmetro aproximado de 1,35 metros.

Mas mesmo se você tivesse uma sala bem alta para acomoda essa raridade provavelmente não faria isto. É que outra particularidade desta flor é o mau cheiro. As pessoas que já tiveram oportunidade de ver a flor de perto afirmam que ela exala um odor parecido com carne em decomposição. O nome mais popular da desengonçada flor é “flor cadáver”, definitivamente esta não é o tipo de flor que se cheira, envia - lá à pessoa amada então, nem pensar! Mas nada disso tira dela o valor que devemos dar a uma espécie. Por mais estranha que ela possa nos parecer, é uma planta, mais uma entre tantas da natureza que tem que ser respeitada, afinal seu tamanho, seu cheiro horrível e outras características dessa planta são recursos e estratégias que ela usa para manter a sua espécie.
Durante seus 40 anos de vida ela só floresce duas ou três vezes, e cheira mal para atrair moscas e besouros que se alimentam de carniça, responsáveis pela polinização da flor. A estratégia usada pela plantinha, cujo nome científico é Amorphophallus titanum, para fazer o cheiro ficar ainda mais forte e atrair mais insetos é interessante: a planta se aquece e sua temperatura interna chega a 36 graus. Para tanto, ela consome grande parte da energia que possui armazenada. Isso explica porque ela floresce tão poucas vezes. Mais uma curiosidade sobre esta flor singular: o apelido de "flor cadáver" teria surgido em função de uma lenda que diz que, quando se abre, a flor devora quem a cultivou. Mais um motivo para você não cultivar esta planta em casa.



Ela só floresce duas ou três vezes em sua vida, que é de 40 anos em média. Quando o fenômeno acontece atrai muitos curiosos e pesquisadores.


Fonte: 1 - 2
Fotos: autores desconhecidos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

Diana Correia disse...

Sempre a aprender graças ao seu blog. Obrigada! :)
Beijinho e boa semana*

Unknown disse...

Obrigado pela visita Diana, volte sempre.

Postar um comentário

FOLHA DO BICHO | by TNB ©2010 | Adaptações
  • Posts
  • Comments
  • Feeds