Gatos, cada fase um cuidado diferente

 

Conhecer o comportamento, as características e os cuidados que precisamos ter com os bichanos em cada fase da sua vida, é fundamental para que nossas formas de tratamento e cuidados com eles venham beneficiar ainda mais os bichinhos, melhorando o relacionamento entre o dono e o animal, principalmente no que diz respeito à qualidade de vida do gato.

Os cuidados com a saúde, alimentação, entre outros, são dicas importantes para orientar ações, seja ao adotar um bichinho ou na decisão de aumentar a "família", pois são escolhas que envolvem planejamento e muita dedicação do futuro dono, criador ou dos (que como eu) apreciam e sentem-se felizes com a companhia de animais de estimação. Foi pensando nessas necessidades que caracterizei os itens que devem ter maior atenção em cada fase da vida dos gatos, para você que tem esses bichinhos em casa ou que pretende adotar um gatinho, possa criá-los de forma mais saudável e, assim, ser ambos muito felizes.

Gestação: Os cuidados com as futuras mamães devem começar antes da fase de acasalamento, quando se prepara a fêmea para a gestação. Nessa fase, é importante que ela esteja com boa saúde, para não colocar em risco a sua vida e a do seu filhotinho, por isso, as vacinas devem estar em dia. Com a futura “mamãe” devidamente vermifugada, bem alimentada e saudável, já pode suprir as necessidades de uma futura fêmea gestante. A saúde dos pais vai interferir na saúde dos filhotes, portanto, todos os cuidados com a fêmea podem ser anulados se ela se acasalar com um macho que tenha problemas de saúde. Assim, a escolha de um macho saudável é tão importante quanto os cuidados que se toma com a fêmea.


Nascimento: Antes do final da gestão que é de aproximadamente de 60 dias, é preciso adaptar o lugar onde a fêmea dorme para a chegada dos filhotes, pois é bem provável que este local seja o escolhido pela mãe para dar a luz. Este local deve estar limpo, ter espaço suficiente para a gata se movimentar sem risco de os pequenos filhotes serem pisoteados, deve ter alimento e, principalmente água disponível. Vale lembrar que muitas vezes as fêmeas escolhem locais atípicos para dar cria, se esse local não oferecer perigo aos filhotes, deve-se respeitá-lo. Fique atento ao período de gestação que dura em média 2 meses e ao momento do parto, caso surja outras duvidas consulte um médico veterinário.

Filhotes: Antes de adquirir um filhote é preciso fazer um planejamento para adaptar sua rotina, já que será o responsável pela vida desse novo ser, que vai exigir cuidados, dedicação, carinhos, que com certeza vai lhe trazer muitas alegrias.
Alguns procedimentos devem ser tomados para a manutenção do bem estar do seu animalzinho como: alimentação balanceada, higienização tanto do local onde vive como do próprio bichinho de estimação, com esses cuidados básicos é possível evitar o aparecimento de vermes, pulgas, carrapatos e outras doenças. Os filhotes são como as crianças, muito ativos, cheios de energia e muito curiosos, isso exige cuidados com alguns produtos, como de limpeza e medicamentos que devem ser mantidos fora de seu alcance.
Uma forma de evitar esses acidentes é deixar a sua disposição brinquedos apropriados, que eles se exercitam e se distraem ao mesmo tempo, pois os gatos adoram brincar com suas garras, por isso procure providenciar um poste para arranhar para que ele não faça uso dos móveis da casa.
A orientação de um profissional antes da aquisição de um filhote é o mais importante, pois ele pode lhe dar todas as orientações necessárias à saúde do seu gato. Um criador também pode auxiliá-lo na escolha de uma raça que se adapte bem ao seu ambiente e cotidiano.

Gatos em fase adulta: Os gatos são animais muito interessantes, extremamente rápidos e ágeis, e capazes de fazer coisas incríveis como subir em móveis, saltar muros e andar em locais estreitos para brincar e fugir quando se sentem ameaçados. Por isso, é preciso ter cuidados com os objetos que estão ao seu alcance (como fios e objetos cortantes), para evitar acidentes, pois os gatos são muito curiosos. Alguns cuidados devem ser tomados para garantir o bem-estar de seu gato: boa alimentação, água limpa e fresca à vontade, caixa sanitária (que deve ser limpa periodicamente), brinquedos e banhos que devem ser iniciados desde filhotes para que façam parte do seu dia-a-dia.

Animais Idosos: Nessa fase da vida, assim como em qualquer outra, ocorrem mudanças no organismo. Com o envelhecimento, o metabolismo e a fisiologia mudam, ficam mais lentos e influenciam no comportamento dos animais de estimação, por isso, alguns cuidados especiais devem ser tomados para tornar a vida desses bichinhos, a mais normal possível.
Esses cuidados exigem uma dieta mais específica devido à obesidade, além de estímulos a pratica de exercícios, sempre respeitando seus limites. Mesmo com a idade mais avançada, seu bichinho de estimação deve continuar a ser vacinado e vermifugado. E é de fundamental importância para o seu bichinho receber o seu carinho e atenção, isso inclui levá-lo ao médico veterinário periodicamente para verificar seu estado de saúde.



Por Simone Santos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

FOLHA DO BICHO | by TNB ©2010 | Adaptações
  • Posts
  • Comments
  • Feeds