Caño Cristales, o rio que fugiu do paraíso.

No sul da Serra da Macarena nasce um rio pequeno. Tem aproximadamente 100 km de comprimento e em lugares de maior largura não passa de 20 metros. Não tem peixes, devido à falta de sedimento que serviria de alimentos para esses animais, e na maior parte do ano é um rio como qualquer outro, sem nada de interessante para um observador. Mas quando as chuvas passam e a Macarena começa a se enxugar, as águas do rio Caño Cristales se abaixam, inicia um espetáculo de cores que acontece desde sua nascente até seu encontro com o Rio Guayabero. É a magia do Caño Cristales, também conhecido como, “o rio que fugiu do paraíso”. Nome dado por Andrés Hurtado, um colombiano que explorou a região. 


As rochas da Serra da Macarena têm mais de um milhão de anos, segundo especialistas do lugar, é sobre elas que deslizam as águas do Caño Cristales. O rio é uma sucessão de corredeiras, cachoeiras, valas e bueiros.
As águas são tão puras que exibe o fundo, e revela suas cores. Amarelo, azul, verde, preto e vermelho são as suas cinco cores predominantes, que são explicadas pela presença de algas de cores diferentes que fazem esse maravilhoso espetáculo visual. A vegetação se agarra firmemente nas rochas e florescem quando as águas do rio estão no nível adequado, fazendo do Caño Cristales uma jóia da Macarena e um patrimônio da Humanidade*, no coração da Colômbia.





Vídeo extraído do you tube


Fontes: 1 2 3 4
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

FOLHA DO BICHO | by TNB ©2010 | Adaptações
  • Posts
  • Comments
  • Feeds