Você sabe comprar o alimento para seu bichinho?

É muito importante que o seu bichinho de estimação tenha uma alimentação saudável, independente de qual seja.No caso dos cães, a sua origem tem papel importante, na hora de alimentá-los.No passado os canídeos selvagens que originaram os cães se alimentavam do que caçavam e do que sobrava de outros predadores como (leões, leopardos, entre outros), e foi assim comendo uma sobra aqui, outra ali, que eles se aproximaram de um eficiente caçador primitivo, o "homem", e aprendeu a comer seus restos. Até hoje quando um canídeo em ambiente natural se alimenta, ele ingere pêlos, pele, carne, víscera, ossos e até o conteúdo intestinal de suas presas. Por tanto, para que um cão tenha uma vida saudável ele precisa ter uma alimentação parecida com a que teria se estivesse em estado natural e isso só é possível encontrar em produtos elaborados especialmente para eles.Imagine na correria moderna você preparando o alimento do seu cão! Tendo que se preocupar em equilibrá-lo com, carne, ovos, vitaminas, legumes e minerais. Claro que seria inviável, você precisaria de conhecimentos específicos em nutrição animal, tempo para executar os processos e claro, além de outros fatores que inviabilizam esse projeto, gastaria muito dinheiro. Nesse momento entra um novo personagem na nossa história, o "fabricante de ração".
Existem no mercado brasileiro várias fábricas que através dos seus pontos de venda oferecem seus produtos, e vários produtos, cada um com suas vantagens e desvantagens. Obviamente, que todos passaram antes pelo processo de verificação de qualidade que é exigido pelo Ministério da Agricultura, claro que esperamos que esse importante órgão público tenha feito sua parte, que é basicamente verificar se esses produtos estão de acordo com as normas brasileiras regidas para o segmento. Em observações feitas, vem a grande questão "qual ração servir?", teoricamente toda a ração tem o básico para a sobrevivência do animal, o que ele precisa para viver , segundo Ministério da Agricultura (ração de manutenção).
Algumas marcas buscam se diferenciar no mercado e trazem mais que isso, aumentando os níveis de garantia dos componentes de sua forma (rações premium), temos também, aquele fabricantes que tem como objetivo elevar ao máximo a qualidade do produtos, garantindo o máximo de qualidade de vida para o animal que irá consumi-lo (alimento super premium).
Portanto, existem no mercado diversas opções de rações para agradar os paladares dos bichos ou os bolsos dos donos. Vale lembrar que na compra de qualquer marca, os critérios para escolher um bom alimento para seu bichinho são os mesmos que utilizamos para os nossos, é preciso se certificar da origem do alimento; ler as recomendações dos fabricantes; conferir a data de validade; os níveis de garantias; a forma como são armazenados e principalmente fazer um bom teste de paladar com o seu bichinho, pois não adianta o alimento ser completo e o seu bichinho não gostar do sabor. Isso não significa que o alimento não apresenta qualidade, apenas o sabor não agradou o seu bichinho.
Toda essa romaria em busca de alimento para o seu bichinho vale a pena! Afinal, queremos sempre o melhor para o nosso fiel companheiro, mas se você ao adotar um filhote fizer uma "visitinha"ao veterinário tudo isso será resolvido em poucos minutos de conversa, pois ele é o profissional mais adequado para indicar o alimento para o seu bichinho de estimação.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
FOLHA DO BICHO | by TNB ©2010 | Adaptações
  • Posts
  • Comments
  • Feeds